terça-feira, 7 de agosto de 2012

Brasil, Tipo 7 no Eneagrama


"Eneatipos do Eneagrama são visões de mundo. Segundo a teoria, cada um de nós em algum estágio das nossas vidas acabou por adotar uma estratégia de sobrevivência, uma máscara (ou tipo) que a nossa mente criou para para sobreviver às intempéries do mundo. Portanto,  em tese, essa poderosa ferramenta de auto-conhecimento deveria ser aplicada somente em nós mesmos e nas demais pessoas que nos cercam. De qualquer forma, quando discutimos, compartilhamos e aprendemos sobre o Eneagrama é muito proveitoso aplicá-lo nas diversas facetas da nossa vida com o intuito de elucidar ao máximo todos os aspectos.
Nesse sentido, irei pegar emprestado do poeta a sua a licença, e aplicar o eneagrama no meu querido e belo país: o Brasil.


Se o Brasil fosse representado por um dos eneatipos, certamente ele seria o tipo 7 no eneagrama. É possível reconhecer na cultura nacional brasileira vários pontos relacionados a este tipo, vamos a alguns deles:

Ver o lado positivo da vida: brasileiros são amplamente reconhecidos pela sua agilidade de focar no lado positivo das coisas, apesar dos enormes problemas sociais que enfrentam. Debates sobre os problemas sociais são frequentemente seguidos por uma afirmação do tipo “Sim, mas….”. Em uma pesquisa realizada com vários países do mundo, brasileiros estiveram no topo da lista na pergunta “Eu acredito que o meu país é o melhor lugar do mundo para se viver”. Alguns sociólogos dizem que se algumas coisas que acontecem no Brasil estivessem acontecendo em outro país, por muito menos uma guerra civil teria eclodido, mas não aqui, onde as pessoas parecem estar felizes não importa o que aconteça.

Se divertir: brasileiros são muito festeiros, não importa sua condição social.
Um grande exemplo é a devoção que várias pessoas da camada social menos abastada tem ao Carnaval. Grande parte da vida dessas pessoas é dedicada ao planejamento anual de um desfile anual que dura cerca de uma semana em Fevereiro. Isso acontece nas Escolas de Samba – que estão longe de ser um estabelecimento educacional tradicional – mas um local no qual milhares de pessoas da comunidade se encontram para ensaiar o desfile de carnaval sob o ritmo frenético de tambores, samba e muita alegria.
Outro fato que exemplifica a ânsia pela diversão é que a maioria dos brasileiros gasta praticamente todos os seus Reais ao invés de poupar o seu dinheiro – mesmo que o Banco Central matenha a taxa de juros como uma das maiores de todo mundo – o que acaba dando trabalho para os economistas explicarem.

Flexibilidade e Criatividade: essa é uma característica positiva atribuída aos brasileiros, de jogadores de futebol a homens de negócios. Por exemplo, uma análise de um jornal de negócios apontou que muitas companhias norte-americanas e Européias estão contratando diretores financeiros brasileiros, porque “apesar de serem da área financeira, são pessoas muito criativas e capazes de contornar problemas de forma diferente”. Isto também pode ser observado na história recente do país, antes da criação do Real, quando a inflação atingia níveis impraticáveis e a criatividade fazia parte da estratégia de sobrevivência de todo um povo.
Ao mesmo tempo, também pode ser observado no famoso “jeitinho brasileiro”, afinal, não importa a situação, mas quase sempre encontramos uma forma de fazer aquilo do nosso jeito, com muito flexibilidade. Isso também inclui o jeito que os brasileiros lidam com as regras, burocracia, dinheiro, compromissos, etc.

Espontaneidade: os brasileiros são conhecidos, por exemplo, pela sua hospitalidade para com os estrangeiros e a facilidade com a qual conseguem estabelecer amizades rapidamente com as pessoas. Recentemente, um diretor de uma empresa multinacional para qual eu trabalho me confidenciou que adora o Brasil porque sempre quando ele voa do seu país natal na Europa para o Brasil, ele faz amizades com praticamente metade das pessoas no avião e alguma delas (pra sua grande surpresa) ainda o convidam para irem até as suas casas. Não são muitos os brasileiros que falam inglês, mas ainda sim, os falantes nativos em inglês geralmente dizem que consegue se comunicar bem com os brasileiros, por meio de muita linguagem corporal, gestos, caras e bocas.

E aí, o que você acha? O Brasil é ou não é tipo 7 no Eneagrama ?"


Alexandre Lourenção é publicitário pela ESPM, criador do Coletivo Ventríloquo, planner pela Miami Ad School, dublador, videomaker e entusiasta das novas tecnologias, há mais de 15 anos trabalha com meios digitais.
Foi assistente de professor na ESPM e é autor colaborador do livro ‘Propaganda – Teoria, Técnica e Prática’ de Rocha júnior, Garcia e Sant’anna 2008, publicação referência para estudantes de comunicação.
Há 10 anos estuda Eneagrama e outras ferramentas de desenvolvimento. Em 2010 concebeu, junto com Urânio Paes e a equipe up9, o projeto online Mundo Eneagrama no qual hoje é o atual gestor de conteúdo, autor colaborador e responsável pelo perfil no twitter @mundoeneagrama





http://mundoeneagrama.org/2011/07/brasil-tipo-7-no-eneagrama/

2 comentários:

  1. Eu li voce. Mas, quero te deixar um convite
    CONVITE
    Passei por aqui, para lê o seu blogue.
    Admirável. Harmonioso. Eu também estou montando um. Não tem as Cores e as Nuances do Vosso. Mas, confesso que é uma página, assim, meia que eclética. Hum... bem simples, quase Simplória. E outra vez lhe afirmo. Uma página autentica e independente. Estou lhe convidando a Visitar-me, e se possível Seguirmos juntos por Eles. Certamente estarei lá esperando por você, com o meu chapeuzinho em mãos ou na cabeça.
    Insisto que vá Visitar-me, afinal, o que vale são os elos dos sorrisos.

    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir