sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A emoção primordial do Cinco é o medo mental

A emoção primordial do Cinco é o medo mental.

Aqui cabe uma explicação. Há o medo instintivo e há o medo mental. O medo instintivo é bom, faz parte de nossas ferramentas de sobrevivência. É aquele mecanismo que avisa você que é bom correr ou então se preparar para lutar. Já o medo mental é aquele que a gente cria com a própria mente, imaginando cenários e acontecimentos que no fim nunca acontecem (felizmente).

O Cinco busca o conhecimento para se sentir seguro. Ele bloqueia os instintos e sentimentos e se concentra nas informações. O Cinco gosta de se isolar e observar. Quando encontra pessoas de que gosta (poucas), baixa sua ponte levadiça e permite que adentrem seu espaço.

Como bloqueia os intintos e sentimentos, ele se sente “possuído”, tomado por um alien, quando vivencia alguma emoção. Sua reação neste caso é se afastar da emoção e avaliá-la intelectualmente.

Quando em crise o Cinco se apega exageradamente ao conhecimento e se isola do mundo para evitar o sofrimento da perda. Quando supera este medo, consegue perceber a abundância da vida e conquista o despreendimento através da percepção de que há muito de tudo para todos.

http://coisasqueeuacho.blogspot.com.br/2010/06/eneagrama-tipo-5-minha-torre-meu-mundo.html

Corpo e Eneagrama


transp.gif (43 bytes)tit_corpo.gif (959 bytes)
O MUNDO FÍSICO ATRAVÉS DO ENEAGRAMA


Se pra você aquela aula de localizada é uma tortura, praticar alpinismo é coisa de maluco e jogar squash é algo muito complexo...Não se desespere! Sempre haverá um esporte ou uma atividade física própria para você, que respeite sua individualidade e lhe permita unir lazer, saúde e desenvolvimento pessoal.

A partir do Eneagrama, retratamos o perfil físico de cada personalidade, quais são suas atividades afins, que características pessoais ajudam em tal esporte, como é seu grau de energia, etc. Conhecendo-nos melhor através do Eneagrama, seremos capazes de escolher atividades que harmonizem nossas necessidades físicas, sociais, emocionais e mentais.

Algumas personalidades do Eneagrama se destacam em termos de disposição e alto grau de energia: Perfeccionista, Contestadora e Controladora. Como conseqüência, essas pessoas escolhem esportes que extravasem a hiperatividade, competitividade e alta disposição que possuem. Já os tipos Romântica e Pacificadora são mais passivos, ou seja, “teoricamente” mais tranqüilos, que interiorizam seus sentimentos e buscam na atividade física uma sintonia diferente dos tipos acima, mais para dança, relaxamento e passeios do que para lutas, futebol ou rafting.


Confira um por um dos tipos do Eneagrama e suas afinidades físicas:

Perfeccionista

Está sempre procurando se aperfeiçoar através de altos desafios. Procura esportes individuais e prefere aqueles altamente complexos como squash e tênis, onde precisa tanto dos braços e pernas, como da mente. Com um elevado grau de competitividade, a perfeccinista está sempre se exigindo ao máximo, convivendo com o stress que, as vezes, a torna um pouco agressiva

Prestativa

Procura esportes onde ela possa servir os outros, tais como levantadora de vôlei ou armadora de basketball. Ela adora esportes coletivos por que se dá muito bem trabalhando em equipe e adora se tornar indispensável. Altamente motivada, ela não faz questão de aparecer, preferindo que os outros apareçam através dela.

Materialista

Gosta de freqüentar academias badaladas e fazer atividades da moda tais como spinning, body pump e tae-bo. Adora ficar em grupo e faz questão de ter um professor famoso. Tem alto grau de motivação, é extremante sociável, cuida muito do visual e está sempre disposta e animada. Não gosta muito de praticar esportes que exigem alto grau de sinergia e coordenação, preferindo assim atividades simples que lhe tragam um retorno estético rápido, como abdome bem definido, pernas bem torneadas e um corpo malhado.

Romântica

Ela normalmente evita esportes e ginástica. Prefere atividades como jazz, danças de salão ou ballet. Adora dançar a dois, principalmente bolero e tango. Prefere não gastar muita energia, já que não faz parte da turma da transpiração... Prioriza a expressão corporal e facial e procura atividades que, em primeiro lugar, lhe agradem. E geralmente são as que não estão na moda....


Observadora

Busca a Yoga e atividades semelhantes para harmonizar a mente e o corpo. Ela procura atividades que ajudam a pensar e refletir, e assim encontrar paz. Freqüentadora assídua de relaxamento e alongamento, também curte caminhada ecológica. É muito voltada ao bem estar e tem uma alta preocupação com a sociedade e o mundo. Ela vê seu desenvolvimento através do aspecto físico e mental como algo de muita importância em sua vida. Costuma ser sempre calma e serena.

Contestadora

Procura sempre contato. Freqüentadora ideal das artes marciais, principalmente tae-bo e capoeira. Também curte basquete e futebol. Usa o esporte como uma maneira de descarregar energia, combater o stress e mostrar seu valor. Tem alto grau de disposição e combatividade. Não se interessa por modismos, não tem medo de assumir riscos e tem no esporte sua forma de comunicação com o mundo

Aventureira

Adora praticar esportes novos, exóticos e diferentes, de preferência em lugares longínquos e remotos. Rafting, alpinismo e mountain bike são alguns exemplos. Encara os desafios como uma aventura, porém não consegue ficar em um lugar ou atividade por muito tempo. Cansa facilmente do esporte e está sempre buscando coisas novas. Adora fazer parte de expedições. Dessa forma, ela dá seu grito de liberdade e independência. Não gosta de esportes cheios de regras, nem de atividades monótonas e cansativas, tais como corrida e natação.

Controladora

Adora esportes coletivos e de combate. Tem alto grau de energia e não aceita derrotas, o que pode gerar atitudes ríspidas e agressivas na hora da derrota eminente. Adora aparecer como “Salvador da Pátria”. Tem dificuldades no relacionamento, mas acaba se encaixando como assistente do treinador porque respeita a autoridades. Demonstra muito esforço e garra, porém tem tendência obsessiva de esquecer a vida e se envolver totalmente no jogo. Podem fazer papel de capitão e líder, tipo o pivô do basquete, a zagueira do futebol ou o principal atacante do vôlei

Pacificadora

Evita esportes e atividades que envolvam contato físico. Adora ser árbitro e juíz. Quer manter sua posição de neutralidade acima de tudo. Prefere atividades de grupo, mas apenas as que não exigem competição, tais como caminhadas noturnas de bicicleta, passeios ecológicos ou andar na praia nos fins-de-semana.

http://www.experta.com.br/tariqexperta/voce/voce_corpo20010111.html


para refletir..e não para aceitar sem questionar.....rs